domingo, 10 de julho de 2011

Obrigado e Obrigada, Mas e Mais





Quem disse que nosso Blog não é cultura, apesar das brincadeiras e das piadas que aqui contamos, irei tratar neste post de um assunto cultural e de extrema utilidade.

Acredito que a grande maioria das pessoas tem dificuldade em saber se o certo é obrigado ou obrigada, ou se utiliza o mas ou mais ( aposto que tem gente que nem sabia que a palavra mas existia, enfim ) e estou particularmente ficando incomodado quando uma menina fala a um rapaz “Obrigado” ou quando ouço ou leio algo semelhante a “Eu até queria ir mais não da”.
Para facilitar o entendimento primeiramente irei explicar o Obrigado e Obrigada.
OBRIGADO e OBRIGADA
Se analisarmos a palavra e tentarmos entender porque falamos isso ao agradecer veremos que é bem simples. O obrigado nada mais é que dizer que você está em debito com a pessoa, você está lhe devendo, agora você passa a ser obrigado a retribuir, uma obrigação sua, entendido? Simples não ?
Sabendo-se disso poderemos dizer que o gênero da palavra não tem nada a ver com quem se fala e sim com fala, logo o gênero concorda com a pessoa que está falando, então se você é homem sempre dirá obrigado (desde que você, homem, está obrigado), e se você for mulher sempre dirá obrigada (desde que você, mulher, está obrigada), não tem erro.
MAS e MAIS

A questão do mas e mais é um pouco mais complicada. A diferença básica é que o Mais expressa adição, e o Mas expressa idéia contraria, contrapartida. Logo se você quer somar, inserir algum novo elemento na frase como “ Se eu tivesse MAIS sorte eu ganharia na mega-sena e escreveria o dia inteiro para o Acne Radioativa” , ou seja, MAIS sorte, do sentido de literalmente ter mais sorte, obvio ¬¬’.
O mas não é tão complicado, uma dica excelente para acertar sua utilização é substituir pelo, “porém” ou pelo “entretanto” como você preferir. Como no exemplo “Você é simpática MAS (porém, entretanto) você é feia igual a um babuíno recém nascido”, ou seja, apesar de simpática você é horrível, entendido ?
Concluindo
Bom galera espero que tenham gostado, o post ficou MAIS confuso que esperava MAS ainda sim ficou bem informativo. Obrigado por lerem até o fim e lembrem-se: Quem lê o “acne radiotiva” aprende mais e rindo.